sábado, 5 de setembro de 2009

Projeto Zenilda | Serafim

Uma das primeiras intervenções desenvolvidas pelo Projeto Dignidade Zé Grosso foi a residência da senhora Zenilda Ferreira dos Anjos e Serafim Antônio de Oliveira. Nesta pequena casa de 21,74m2 moram, junto com a matriarca e o patriarca, mais 6 pessoas: Flaviane (filha), José (filho), Maxwell (neto), Maxileia (neta), Marcos Vinícius (neto) e Tatiane (neta).

pdzg-0901-22-ago-2009-011

 

pdzg-0901-22-ago-2009-010

pdzg-0901-22-ago-2009-003

 

A casa se divide em praticamente três cômodos. O primeiro, logo na entrada, serve como sala de estar, cozinha e, quando a noite chega, como dormitório. O segundo é o dormitório, propriamente dito; onde dona Zenilda e seu Serafim dormem junto com outras pessoas. Por fim, tem-se o pequeno banheiro para atender todos os 8 moradores.

pdzg-0901-levantamento-01

 

Além da superlotação, a casa apresentava problemas com infiltrações e tijolos da laje caindo. A concepção inicial do projeto é o objetivo do Projeto Dignidade Zé Grosso: prover maior qualidade de vida aos moradores.

 

Dessa forma, a premissa inicial foi alocar os 8 moradores confortavelmente. Esta tarefa se mostrou dificílima, em função das dimensões da casa e de suas características específicas. Assim, a proposta abaixo foi apresentada à dona Zenilda e ao seu Serafim:

 

pdzg-0901-estudo layout cópia

 

pdzg-0901-estudo dimensoes cópia

 

Oito camas estão previstas, já que a cama de número 1 é, na verdade, uma bi-cama. As camas de números 7 e 8 são camas retráteis que, durante o dia, se “escondem” embaixo da cama 9. O mesmo acontece com a cama 2, que fica sob a cama 3 durante o dia.

 

O banho, que antes tinha entrada apenas pelo quarto, mudará de lugar e ganhará acesso pela sala / cozinha / dormitório.

 

A laje está sendo toda refeita, inclusive com a implementação de um pé direito mais alto, proporcionando uma melhor ventilação e iluminação.

 

A obra está sendo conduzida pelo pedreiro Isarel, filho de dona Zenilda e seu Serafim, e sua equipe; composta por parentes e amigos. O sr. Israel acolheu todos os 8 moradores em sua residência até que as obras sejam finalizadas; mais uma razão para que as mesmas sejam aceleradas.

 

O andamento dos trabalhos será acompanhado pela equipe do Projeto Dignidade Zé Grosso e será mostrado em outras postagens mais a frente.

Publicidade
Associação Espírita Christopher SmithAECS