Depois de um tempo de negociações, o Projeto Dignidade Zé Grosso, através da ajuda de algumas pessoas conseguiu viabilizar a laje da Dona Zenilda e as telhas da Dona Marlene. Para o primeiro, tivemos a ajuda do Carlos Alberto - “Caló” – da FC Construtora, enquanto as telhas foram doadas pelo Wanderlei da Stone Raja.
Ao colocar a laje na casa da Dona Zenilda, nós aumentamos o pé direito, ou seja – a altura entre o piso e o teto, proporcionando maior conforto para seus moradores.
Trabalhando todos os finais de semana, o pedreiro Israel (filho de Dona Zenilda) e seus irmãos já estão colocando o reboco nas paredes. A próxima etapa prevê a adequação da casa para receber seus moradores de volta, com troca e colocação de novas janelas e portas, bem como do restante dos acabamentos.
Para a casa da Dona Marlene, o problema são as contantes infiltrações em dias chuvosos.
A falta de uma cobertura adequada cria inúmeras dificuldades para ela, seu marido e o filho do casal. Quando chove, a laje – que não é impermeabilizada – vira uma verdadeira “cachoeira”, obrigando os moradores a colocar um lona dentro dos quartos para não molhar a casa.
A solução encontrada pelos profissionais do Projeto Dignidade Zé Grosso é a construção de um telhado simples, com telhas de fibrocimento. Para tanto será construída uma platibanda (pequeno muro acima da laje) e toda a estrutura do telhado em madeira para apoiar as telhas.
Na semana do dia 21 de setembro, as telhas chegaram. Estamos providenciando agora a compra da alvenaria, madeira, cimento, areia e brita para construir a platibanda e a estrutura do telhado. A previsão é que esta obra esteja concluída nesse mês.
Nenhum comentário:
Postar um comentário