Neste sábado fizemos a vistoria em duas casas que serão os dois novos projetos a serem desenvolvidos pelo Projeto Dignidade Zé Grosso.
O primeiro se refere à reforma de uma edícula a ser ocupada por três pessoas, a senhoraTerezinha Silvalina Gomes e mais duas crianças. Situada na Vila Conceição, no coração do Aglomerado da Serra, o terreno em questão é formado pela casa da mãe da Terezinha e outras duas pequenas edículas.
Vista Aérea
Vista Aérea
A entrada da casa se dá pelo Beco Dona Alvina. Posteriormente, por uma entrada interna, consegue-se acessar a área onde a edícula foi construída.
Entrada Beco Dona Alvina
Acesso Interno
A edícula nada mais é do que um barracão, que era usado para armazenamento de material e está em péssimas condições.
Vista Frontal
Vista Lateral
A idéia é limpar a área em volta da edícula, rebaixando a mesma para que a edícula fique pouco acima desta área externa, evitando a entrada de água na mesma.
Vista Interna
Vista Interna
Um banheiro será construído, transformando a edícula em uma suíte para atender três pessoas.
Vista Frontal
A edícula terá suas paredes reformadas onde for necessário, sendo que ela será toda rebocada, sendo ainda feito o contrapiso para que seja possível receber, depois, o acabamento de preferência dos futuros moradores. Eles serão, ainda, responsáveis pela realização de várias tarefas, desde a limpeza do lugar, passando pelo transporte e armazenamento dos materiais, e serviços de servente.
O segundo projeto se refere a casa onde a senhora Iaracelis Pereira mora com sua filha de 15 anos, Ana Celis Pereira. Localizada no Beco Bateria, mais no “pé” do Aglomerado, a situação desta casa é desesperadora.
Vista aérea
Vista aérea
A renda mensal da família é de apenas R$ 60,00, montante este complementado com doações eventuais de cestas básicas e outros itens necessários para que ambas possam sobreviver.
Vista Frontal
Entrada para os quartos
A casa é composta por dois quartos, utilizados como dormitórios, cozinha e sala de refeições. Logo à esquerda da entrada, existe um banheiro e uma área de serviço descoberta.
Vista primeiro quarto / cozinha / refeições
Vista primeiro quarto / cozinha / refeições
Vista segundo quarto
Existem inúmeras infiltrações na casa e a fiação elétrica está toda exposta.
Infiltração segundo quarto
Fiação elétrica exposta
O banheiro é, na verdade, apenas uma área coberta onde foi colocado um vaso sanitário e por onde passa o esgoto a céu aberto vindo do tanque da área de serviço.
Vista banheiro
Vista área de serviço com banheiro ao fundo
A idéia nesta casa é proporcionar uma melhora significativa na qualidade de vida das moradoras, criando, inclusive, uma área própria para a cozinha, instalações sanitárias e dormitórios; proporcionando uma correta iluminação e ventilação naturais.
Estamos desenvolvendo os projetos e em pouco tempo colocaremos aqui os materiais e custos previstos para a reforma de ambas as casas. Aguardem!