É com enorme felicidade que nós do Projeto Dignidade Zé Grosso entregamos mais uma casa. Esta foi emblemática para todos nós já que foi a partir dela que o projeto começou.
A casa da Magda mostrou inúmeros desafios desde o começo – sérios problemas de iluminação e ventilação, mofos, infiltrações, falta de espaço, cômodos praticamente inutilizados…
A idéia principal era proporcionar à todos os moradores – Magda, Kelly e Monique – condições ambientais adequadas de habitabilidade. Assim, o ar teria que circular por toda a casa, mesmo tendo aberturas somente na parte frontal e posterior da residência. Vãos foram deixados próximos ao teto para proporcionar essa circulação por todos os cômodos.
A cozinha, que antes estava espremida entre um quarto e o banheiro, foi deslocada para a frente da casa, adquirindo a importância que lhe é relativa na cultura mineira – um lugar onde se reúnem as pessoas da família e onde se recebem os mais variados convidados.
12/06/2010
A sala ficou onde estava, mas foi integrada à cozinha – agora quase que uma cozinha americana. Isso possibilitou não só economia na remoção das paredes originais, mas também uma maior sensação de amplitude quando se entra na casa.
Com o aumento da ventilação e iluminação de toda a casa, a circulação que antes era feita através de um corredor escuro, ficou mais arejada.
O quarto da Kelly, próximo à sala, continuou praticamente o mesmo, com a mudança apenas da iluminação natural indireta e a circulação de ar – que antes vinham da sala e agora passaram a se originar nas janelas posteriores.
O banheiro anterior estava praticamente inutilizado, dado a sua extrema degradação. A parede com a alvenaria à mostra e o piso com um cimentado bastante gasto conferiam à esta parte da casa um aspecto desanimador. A cerâmica no piso e na parede à meia altura proporciona ao ambiente um novo visual, tirando da mente aquela imagem degradante do banheiro antigo. A pintura, ainda por vir, completará o quadro. Foi, de acordo com os moradores, a mudança mais agradável.
O último quarto, que era o maior da casa e dividido pela Magda e pela Monique, foi repaginado e, com a incorporação da antiga cozinha, propiciou que dois bons quartos fossem criados. Essa divisão dos quartos é excelente para as duas, que agora podem exercer a sua individualidade tranquilamente.
Para completar toda a mudança efetuada, falta apenas a pintura e a limpeza geral da casa. Estas duas tarefas serão exercidas pelos próprios moradores, que se comprometeram com a obra desde o início, fazendo o possível e o impossível para realizar o seu sonho de ter uma casa digna.
Nenhum comentário:
Postar um comentário